Por se tratar de uma forma de tributação mais simples, o lucro presumido é uma escolha bastante procurada por pequenas empresas. Mas é preciso cuidado! Assim como qualquer outro tipo de tributação, a de lucro presumido também tem suas regras.
A fim de evitar um problema bastante comum, que é o de optar pela presunção de lucros sem considerar os custos de um projeto, decidimos abordar esse tema aqui no blog. Nesse post vamos explicar sobre o que se trata o lucro presumido e como empreendedores podem evitar que esse tipo de tributação se torne uma dor de cabeça a longo prazo.
Afinal, do que se trata o lucro presumido?
No processo de abertura e início das atividades de uma empresa, empreendedores precisam avaliar as formas de tributação sob as quais seu negócio será submetido. Entre elas existem a de Microempreendedor Individual (MEI), o Simples Nacional e a de Lucro Presumido.
Por ser um tipo de regime tributário mais simplificado, o lucro presumido acaba sendo escolhido por ser interessante para pequenas e médias empresas, principalmente as que atuam no setor do varejo. Isso porque nessa forma de tributação, os cálculos de impostos são feitos com base na receita da empresa.
Dentro do regime de lucro presumido, o principal objetivo é simplificar a base de cálculo de impostos específicos para pessoas jurídicas (CNPJs), como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). O lucro da empresa passa então a ser calculado com base em suas receitas, sem levar as despesas em contas.
Ou seja: no cálculo do lucro presumido, só serão contabilizadas as entradas do seu negócio. Se for um comércio, o valor total de vendas é que terá impacto e será utilizado como referência para as operações contábeis.
Por essa forma mais simples, o lucro presumido acaba gerando menos despesas com impostos e obrigações acessórias do que o regime de lucro real, por exemplo. Mas assim como acontece com qualquer outro regime de tributação, ele possui alguns detalhes, regras e datas específicas que precisam ser obedecidas. Nesse momento, a presença de um profissional da área contábil ou mesmo uma contabilidade se tornam indispensáveis.
Os cuidados e alertas para quem escolhe por esse regime de tributação
Empresas que optam pelo regime de lucro resumido por ser um tipo de tributação mais simples, acreditando que assim terão menos obrigações, ou poderão deixar questões contábeis de lado devem tomar cuidado. Existem diversas obrigações que uma empresa sob esse tipo de regime deve seguir. Uma delas, por exemplo, é a de pelo menos uma Escrituração Fiscal Digital por mês para o PIS e COFINS. Além disso, existem ainda demandas anuais como a Escrituração Contábil Digital (ECD) e a Contábil Fiscal (ECF).
Quem tem ao seu lado uma contabilidade ou profissional da área contábil pode ficar tranquilo, nesse quesito. E por falar no papel do contador, aqui vem um bastante importante quando pensamos no regime de lucro presumido.
Muitas vezes por vontade de acelerar um negócio que está no início, ou por querer conquistar lucros maiores, empreendedores acabam assumindo riscos. Reformas na infraestrutura da empresa, associações e tornar a loja representante de uma grande franquia são algumas dessas atitudes, por exemplo.
Cabe ao contador o papel de se atentar a esses possíveis erros de estratégia e orientar o cliente para evitar cair nessas armadilhas. Afinal, por estar responsável pela parte fiscal e contábil da empresa, o profissional tem ciência das informações e consegue analisar quais serão os custos de um projeto ou investimento e também traçar previsões de lucro em caso de sucesso.
Conte sempre com seu contador
Para evitar cair em armadilhas geradas por um tipo de tributação específico, como o de lucro presumido, que tratamos nesse post, o ideal é contar sempre com o suporte contábil de profissionais. Existem contabilidades especializadas em tipos de tributação fiscal e também na assessoria de empreendedores iniciantes.
É o caso da Costà Campanha, que além de prestar serviços contábeis, acredita no potencial empreendedor de todos e está lado a lado de seus clientes esclarecendo dúvidas e mostrando as melhores estratégias para seus negócios. Além disso, por possuir profissionais especialistas em elisão fiscal na equipe, a Costà Campanha é uma forte aliada por quem busca economizar, fornecendo soluções vantajosas para a redução da carga tributária da sua empresa, sempre de forma legal.
Acesse o site oficial ou entre em contato através do Whatsapp.