O recrutamento online, também conhecido como e-recruitment, é o processo que permite recrutar e entrevistar eletronicamente um possível candidato a vaga de emprego. No Brasil, esta modalidade recrutamento tem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, principalmente a partir do isolamento social devido à pandemia da Covid-19. O recrutamento online é um processo que traz baixo custo de utilização tanto para o candidato, pois não tem mais que se deslocar até a empresa, quanto para a própria a empresa, se comparado com os métodos tradicionais.
Ao longo dos últimos anos, o mundo online tem ganhado força e importância. Mais e mais empresas estão se posicionando na Internet, um meio que se transformou em uma grande vitrine virtual onde o consumidor visita, escolhe e compra seus produtos. Nesse universo mercadológico e tecnológico, chegou a vez das empresas o utilizarem para recrutarem os futuros profissionais que farão parte dos seus quadros.
Veja a seguir algumas das vantagens do recrutamento online:
Baixo custo para participar de um processo seletivo.
Como mencionado anteriormente, a empresa não precisa preparar espaços físicos para a realização do processo de recrutamento, bem como infraestrutura para receber e entrevistar os candidatos. Todo o processo é feito online. Por outro lado, o candidato também não precisa se deslocar até a empresa, as vezes realizando mais de uma visita, para participar da seleção.
Mais rapidez no processo.
Como tudo no ambiente virtual, a velocidade é um ganho considerável. O tempo de deslocamento, bem como as normas de visita que porventura ocorram na empresa, não acontecem no recrutamento online. Todo o processo é mais ágil.
Possibilidade de alcançar vários candidatos/empresas.
A internet não tem limite geográfico, o que significa maiores possibilidades de alcance no processo de recrutamento online. Candidatos que não morem na cidade ou até mesmo no estado da empresa, podem participar sem nenhum problema.
No recrutamento online, o processo de divulgação da vaga é feito pelas redes sociais (Linkedln, Twitter, Facebook, Instagram) tanto da empresa ou de uma agência de recrutamento e seleção, em sites e até mesmo pelo WhatsApp.
Já as entrevistas também ocorrem na formatação eletrônica, as mais utilizadas atualmente são: telefone, skype, zoom e WhatsApp. As empresas têm utilizado a primeira entrevista do processo de seleção por telefone, agendando previamente com o candidato, pois assim já afastam qualquer impressão visual ao formarem a primeira impressão. Também conseguem analisar se o candidato é organizado, se sabe procurar um ambiente tranquilo e como se comporta. Muitos já são eliminados nesta etapa.
Se você tem uma empresa e se interessou pelo recrutamento online vamos deixar uma última dica aqui, que é a utilização do conceito AIOU de Luís Testa, especialista em RH.
A – Atrair mais candidatos para os processos seletivos da empresa;
E – Encantar candidatos de modo que a empresa seja percebida como uma das empresas dos sonhos para se trabalhar;
I – Interagir com candidatos de seus processos seletivos para que se sintam bem atendidos pela empresa;
O – Ouvir comentários, sugestões e críticas para que o possa aprimorar a gestão do seu recrutamento e seleção;
U – Unir a informação tradicional de um currículo (mais técnica e formal) com informações espontâneas que o candidato registra nas redes sociais.